EXPOSIÇÃO DE PINTURA E DESENHO
GALERIA FERNANDO SANTOS – PORTO / LISBOA
GALERIA FERNANDO SANTOS - PORTO
Rua Miguel Bombarda, 526/536, 4050 – 379 Porto.
Inauguração: 21 de Abril de 2007, pelas 16h00.
Patente até 29 de Maio de 2007.
De 3ª a 6ª das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h30.
Segundas e Sábados das 15h00 às 19h30.
GALERIA FERNANDO SANTOS – LISBOA
Rua de S. Paulo, 98 (ao Largo de S. Paulo), 1200 – 429 LISBOA
Inauguração: 26 de Abril de 2007, pelas 22h00.
Patente até 26 de Maio de 2007.
De 3ª a Sábado das 13h00 às 19h30.
Para mais informações:
GALERIA FERNANDO SANTOS, PORTO
Rua Miguel Bombarda, 526/536
4050 - 379 Porto
Tel. 22 606 10 90
Fax 22 606 10 99
fsgaleria@mail.net4b.pt
www.fsgaleria.net4b.pt
“O conjunto de pinturas e desenhos que são apresentados na Galeria Fernando Santos em Lisboa e no Porto são concebidas utilizando a “doxa” teórica Explicadista.
O Explicadismo explica o que é a arte para que não seja preciso explicar a arte e para que servem as suas definições. Nesta teoria há ARTOMS, NARTUR, ARTÓRIA, ARTOGRAFIAS e a matéria da Arte que é a ARTÉRIA.
Na pintura “Eu sou uma pintura e faço pinturas. Vejam:” ou na pintura “AUTOTO”, está demonstrado em imagem como é necessário para a arte desembaraçar-se das arquitecturas discursivas de Platão e Aristóteles e sucessores/comentadores que secularizaram folcloricamente essas construções interpretativas.
A pintura antecede em muito no tempo a filosofia ou qualquer outro tipo de explicação incluindo a religião. A pintura é suficientemente eficaz como Imago para chamar a si fortes atenções e por isso não é definitivo que tenha sido substituída por outros media. A pintura refere-se à pintura que é ela própria feita de si mesma e que replica a sua existência (ARTOM), diferindo apenas na experiência de quem a faz (ARTOID) e na dinâmica da observação orbital de quem a vê (CULTURATI).
Pedro Portugal, 2007
Bios
1.
Pedro Portugal (1963)
Vive e trabalha em Lisboa.
Artisticamente desenvolve pensamento e actuação em defesa de uma arte boa, bonita, libertária e com capacidades revolucionárias.
É professor de Pintura Avançada e Demiúrgia Artística na Universidade de Évora.
2.
Pedro Portugal (1963)
Vive dos 0 aos 5 anos na quinta do Freixo e na quinta da Devesa em Penamacor.
Frequência do curso técnico de Construção Civil na Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco, 1976/7.
Muda-se para Lisboa em 1978 e frequenta até 1980 a Escola António Arroio.
Faz o curso de pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1980/85).
É co-fundador com Ivo, Xana, Pedro Proença e Manuel Vieira, em 1982, do movimento artístico pós-paradoxológico "Homeostética".
Primeira exposição individual em 1985 na Galeria Módulo, Lisboa.
É eleito presidente da Associação de Estudantes da ESBAL, 1984/85.
Em 1986, participa na exposição “Continentes”, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa - última acção do movimento Homeostética.
Bolseiro da Fundação Luso-Americana para uma viagem de estudo a Nova Iorque, 1989.
É co-fundador da perplexidade “Ases da Paleta”, 1989, Galeria Quadrum, Lisboa.
Membro da Comissão Promotora do I Encontro de Artistas Plásticos, Ritz, Lisboa (1990).
Realiza a escultura efémera “Eucalipto-Homenagem”, 1991, 12 x 0,50 m, Rotunda do Aeroporto, Lisboa, um eucalipto plantado com a raíz para cima (destruído).
A obra “Sala de Brincar”, 1992, cria atrito diplomático pela associação de uma imagem de Cavaco Silva com a indústria florestal em Portugal. Tríptico, Europália, SMAK, Gent.
Co-fundador em 1992 da "Associação para a Investigação Etno-Estética", registo e categorização do gosto público em Portugal.
Dirige o Centro Cultural de Lisboa entre 1993 e 1994, Galeria Valentim de Carvalho, Lisboa.
Desenha a arquitectura do site da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República Portuguesa em 1995.
Apresenta a 2/96 no Forum Telecom, Lisboa, em videoconferência (Lisboa- Porto - Paris) o projecto on-line “Últimas Pinturas”.
Realiza para o “Projecto Além da Água”, Distrito de Beja, 1996, três peças: “Pivot”, Beja, “Neve”, Mértola e “Água de Alqueva”, Mértola. Água de Alqueva, uma garrafa em mármore com 3 metros, envolveu uma acção judicial pela posse da obra que chegou ao Supemo Tribunal de Justiça (processo ganho a favor do artista).
Dirigiu a campanha eleitoral de Manuel João Vieira para a Presidência da República Portuguesa em 2001.
Membro da Direcção do MACE - Movimento Para a Arte Contemporânea em Évora 2000/2002
Organiza em 2003 a apresentação no Hotel Pestana Palace, Lisboa, do Simpósio Internacional sobre a potencialidade de fazer uma cidade famosa sem um Museu de Arte Contemporânea: EVER EVORA. Com Hans Ulrich Obrist, Stéphanie Moisdon, Pierre Bismuth e Michelle Nicol.
A convite da Presidência da República Portuguesa é comissário para a exposição Pørtugål 30 under 40, Stenersen Museum, Oslo, 2004. São mostradas obras de trinta artistas portugueses com menos de 40 anos.
6=0. Comemoração dos 20 anos do movimento Homestética, Museu de Serralves, 2004. Organiza a conferência “A Economia do Artista Desconhecido” com Ina Blom e Lars Bang Larsen.
Academia: é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora.
Consultadoria: Consultor para a Colecção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom (Fundação Portugal Telecom), desde 1997.
Prestação artística: é reconhecida a mestria nas técnicas da Aguarela, Pinturas de Arte, Escultura Institucional, Monumentos Heróicos, Entertainment Architecture, Video Art, Design, Fotografia e Performance.
Obras de sua autoria estão representadas nas principais colecções públicas, institucionais e privadas em Portugal.
Colecção privada da Rainha Sonja da Noruega.
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